Como a reutilização de 100% das aparas plásticas contribui para a Economia Circular?
Voltar

29/08/2022

Aprox. 6 min.

Como a reutilização de 100% das aparas plásticas contribui para a Economia Circular?

Uma das principais tendências de sustentabilidade é olhar o que poderia ser descartado como algo possível de reutilizar em novos formatos.

Valorizando essa prática, a Vértice Embalagens implantou, no ano passado, um sistema de reaproveitamento de 100% das aparas plásticas geradas no processo industrial interno. Uma ação que pode ser considerada como parte de uma estratégia de Economia Circular.

Para isso, a empresa investiu em maquinário, a fim de mudar a visão sobre o uso dos resíduos para fins mais eficientes, econômicos e que diminuam o passivo ambiental.

Continue a leitura e entenda mais sobre o impacto dessa ação de zero desperdício e como todo o processo é realizado.

Reutilização de 100% das aparas plásticas

Quando o assunto é plástico, boa parte das pessoas tende a se preocupar com o impacto negativo que o material pode causar no meio ambiente.

Acontece que a reutilização de resíduos plásticos que seria descartado, como as aparas pós-indústria, tem o papel de colaborar para uma realidade mais sustentável, assim como o uso de embalagens plásticas recicladas, uma prática já incorporada no cotidiano de empresas do ramo.

A Vértice passou a direcionar mais esforços para esse tema em 2021. Para o reaproveitamento das aparas dentro do pátio industrial foram adquiridas duas máquinas: um triturador, que picota o plástico e uma extrusora que, num segundo momento, transforma o plástico triturado para formar um novo polímero.

O material que passa por esse processo é limpo e puro; portanto, tem alta capacidade de reciclagem e de transformação em novos produtos. Tudo para diminuir a necessidade de extrair recursos da natureza.

Economia Circular

O cerne da Economia Circular é transformar recursos, como o plástico, de modo que um sistema econômico se integre em um círculo de reaproveitamento e regeneração de valor daquele produto que seria descartado em outro momento.

Isso significa que quando parte da cadeia de produção de plástico, como a Vértice, se compromete com o uso inteligente de matéria-prima uma nova estratégia de desenvolvimento sustentável é possível.

Nem todas as empresas reaproveitam as aparas industriais como a Vértice. Muitos negócios ainda descartam o material, que é destinado para ser reutilizado em outros ramos. Nestes casos, boa parte é direcionada para outros setores como a construção civil (23,4%), de alimentos (7,1%), de automóveis e autopeças (11%) e de artigos de comércio em atacado e varejo (10%). Os dados são da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST).

Menos descarte, mais economia e zero desperdício

É fato que zerar o desperdício e gerar beneficiamento de resíduos são sinônimo de cuidado com o meio ambiente.

Mas, pensar em Economia Circular também é, claro, falar sobre economia. Isso porque estratégias como 100% de reutilização de aparas também promovem a otimização do uso da matéria-prima, a consolidação de um posicionamento socioambiental mais limpo - o que é valorizado pelo consumidor final - e novas oportunidades de negócio com diferentes setores.

Para o meio ambiente, as vantagens são inestimáveis: com a reutilização, a estimativa é que para cada tonelada de plástico reciclado 130 kg de petróleo deixem ser extraídos do meio ambiente.

Reciclagem é fundamental para uma indústria mais sustentável

Além dos novos equipamentos destinados às aparas, a Vértice Embalagens mantém ainda uma Assinatura Ambiental no produto que orienta sobre o descarte correto do plástico e a inserção do material na indústria da reciclagem.

A empresa também recicla 100% dos resíduos de produção dos envelopes plásticos e faz a Logística Reversa de 100% dos envelopes comercializados e das embalagens secundárias, através da compra de créditos de reciclagem nos estados consumidores. Não só o plástico pós-indústria tem destinação sustentável. O PCR (resina pós-consumo reciclada) ainda é usado para fabricar novos envelopes.

Por aqui, entendemos que, para um mercado mais sustentável, é preciso ação. E cada passo para a valorização do meio ambiente dentro da cadeia de produção de plásticos tem um grande impacto na preservação do mundo para as próximas gerações.

Se você deseja contribuir para a preservação do meio ambiente e fazer parte de uma corrente de responsabilidade e de Economia Circular, invista no uso dos envelopes reciclados pós-consumo da Vértice Embalagens no seu negócio.

Entre em contato com nossa equipe e saiba como adquirir as embalagens recicláveis para o seu negócio.