Consumidores querem embalagens otimizadas e mais seguras no e-commerce
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16/08/2022

Aprox. 6 min.

Consumidores querem embalagens otimizadas e mais seguras no e-commerce

Pesquisa realizada pela Sealed Air revela percepção de consumidores sobre as embalagens utilizadas por e-commerces.

A opinião do cliente é considerada uma das premissas básicas para o aperfeiçoamento de produtos e/ou serviços. Mas, o que muitos empresários ainda não têm em mente é o quanto essa percepção pode ser valiosa também para a escolha das embalagens, especialmente quando falamos em e-commerce.

Esse foi o tema de um estudo desenvolvido pela Sealed Air, que avaliou a opinião de consumidores a respeito de embalagens utilizadas por e-commerce de marcas que vendem pelo sistema D2C (direct to consumer) nos Estados Unidos. O levantamento apontou que a segurança e otimização da embalagem são questões especialmente relevantes para o público.

Vamos entender melhor as descobertas dos pesquisadores? Continue a leitura!

Pesquisa aponta percepção de consumidores sobre embalagens de e-commerce

A embalagem é a primeira impressão da marca do cliente quando o produto chega à porta do consumidor. Então, não é equivocado afirmar que a experiência do cliente nesta etapa é um detalhe muito importante e que não deve ser subestimado pela empresa.

Entretanto, o estudo da Sealed Air ressalta algumas percepções que, possivelmente, não são encaradas como um problema para muitos empresários. Um exemplo é o tamanho da embalagem, que deve ser otimizado de acordo com o produto enviado.

A pesquisa afirma que 75% a 90% do espaço da embalagem devem ser preenchidos com o produto. No caso de peças que não sejam frágeis, como roupas, as embalagens flexíveis - como os envelopes de segurança - são os meios favoritos para receber a compra. Já os sistemas rígidos, como caixas de papelão, e o uso de materiais para preenchimento de espaço em excesso não agradam a maioria dos consumidores.

E o motivo para essa preferência é bastante simples: quanto maior o volume da embalagem, aumenta também o transtorno para o cliente fazer o descarte do pacote. Quando se realiza compras on-line com frequência, esse pode ser um fator determinante para buscar outras marcas com embalagens otimizadas.

Os e-commerces que ainda não investem na otimização de embalagens podem encontrar diversas vantagens em repensar essa abordagem. Isso porque já existem diversos sistemas para automação que configuram os pacotes de acordo com a mercadoria. Além de ser mais segura, o uso de envelopes de proteção também diminui o custo de frete e reduz o uso de material desnecessário - importante para uma operação mais sustentável.

Embalagens personalizadas também são citadas em pesquisa

Outro dado relevante da pesquisa realizada pela Sealed Air é a respeito da aparência do pacote. Embalagens personalizadas e que transmitam a essência da marca demonstram ter uma influência positiva na experiência do cliente, especialmente entre o público jovem.

Quase metade (49%) dos consumidores com idade entre 18 e 29 anos afirmam que ficam mais animados quando as compras chegam em embalagens personalizadas ou que remetem a um presente.

Na faixa de 30 a 44 anos, esse índice cai para 37%, e na de 45 a 60 anos, para 29%. Entre os clientes com mais de 60 anos, apenas 15% afirmam que a personalização do pacote é um ponto positivo da compra. A pesquisa apontou ainda, que 20% dos consumidores pagariam mais por embalagens personalizadas para serem enviadas como presente.

Entretanto, esse aspecto pode ser um ponto negativo quando há uma preocupação com o roubo de mercadorias. No caso de produtos mais caros, os consumidores que participaram do estudo afirmaram que preferem uma embalagem simples por fora para “camuflar” a marca do produto que está sendo entregue.

Apesar disso, essa informação não anula a importância da customização da embalagem, que é fundamental para a construção do branding da marca atualmente. E sim ressalta a necessidade de um planejamento assertivo de comunicação, que alie a comunicação da marca com a segurança, mesmo que a personalização seja no interior da embalagem.

E-commerces podem explorar jornada de compra nas embalagens

Se você chegou até aqui já percebeu que o estudo da Sealed Air confirmou que a embalagem é uma parte importante da experiência do cliente com a marca, especialmente em tempos que o unboxing ainda é um conteúdo viral nas redes sociais.

Além disso, a forma como o produto é entregue também oferece outras possibilidades de diferenciação para a marca, especialmente se a embalagem ganhar o auxílio de recursos de conectividade.

Um exemplo é o uso de QR Code como uma forma de presentear o cliente com cupons de desconto ou ofertas especiais para uma próxima compra.

E para os que entendem a força do marketing nesse momento, produtos de cortesia, informações adicionais do produto - como folders explicativos - ou de devolução/garantia também são um complemento interessante para complementar o conteúdo da embalagem.

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