12/02/2021
Aprox. 9 min.Dicas para quem quer ter sucesso no e-commerce
Com a rápida aderência ao comércio eletrônico, muitos empreendedores migraram para o online de forma não planejada. Confira dicas para ter um e-commerce de sucesso.
Em 2020, o e-commerce apresentou altos índices de crescimento devido à pandemia do coronavírus e às regras de restrição impostas ao varejo físico.
Durante um ano em que as atividades foram digitalizadas e as vendas foram integralmente transportadas para as telas de celulares e computadores, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) registrou um aumento de 150 mil novas lojas online entre os meses de abril e setembro de 2020.
Este dado aponta que, em tempos de crise, muitos lojistas recorreram ao e-commerce para manter as portas abertas e continuar vendendo.
No entanto, para ter sucesso no varejo eletrônico não basta apenas colocar os produtos na internet e esperar que as vendas comecem. Trabalhar com e-commerce exige diversos processos de planejamento e análise. Afinal, a concorrência é grande e está cada vez mais acirrada.
Pensando nisso, reunimos hoje algumas dicas úteis para quem quer ter sucesso no e-commerce. Confira:
1 - Planejamento inicial
A criação de uma loja virtual pode ser tão trabalhosa quanto a de uma loja física. Por isso, antes de tudo, é preciso elaborar um planejamento chamado plano de negócio.
Neste documento, estarão todas as informações relacionadas à criação e ampliação do e-commerce, como:
- panorama de mercado;
- produto a ser comercializado;
- público-alvo;
- objetivos do empreendimento;
- análise SWOT (forças, fraquezas, ameaças e oportunidades).
É importante que o plano de negócio seja elaborado de forma realista, contendo objetivos e metas que possam ser alcançados e minimizando os riscos ao longo do processo.
2 - Boa plataforma
Dificilmente uma loja virtual realiza vendas sem uma plataforma de qualidade. Afinal, um bom site garante uma jornada de compra mais agradável e satisfatória para o consumidor.
Hoje em dia, é possível encontrar diversas opções de sites para criar um e-commerce. No entanto, é importante ressaltar que a melhor plataforma não é aquela que custa mais caro, mas sim aquela que se encaixa nas necessidades de cada negócio.
Por isso, é preciso pesquisar as funcionalidades de cada plataforma, lembrando sempre de conferir a usabilidade em smartphones, já que eles são uma das ferramentas mais utilizadas para fazer compras online, e o nível de preparação da plataforma para os mecanismos de busca.
Afinal, você quer ver a sua loja na primeira página do Google, não é mesmo?
3 - Checkout eficiente
Uma compra somente é finalizada após o checkout na plataforma. Dessa forma, é essencial garantir máxima eficiência durante este procedimento.
Evitar cadastros muito longos, pedir somente as informações realmente necessárias e deixar claro os valores finais da compra são dicas importantes para um checkout eficiente e mais agilizado para o consumidor.
4 - Atendimento em diversos canais
Comprar pela internet ainda gera preocupações em alguns consumidores. Por isso, o e-commerce deve estar presente em diferentes canais, como chat, telefone, e-mail e WhatsApp para responder às dúvidas e inseguranças dos clientes e prestar o melhor atendimento.
Afinal, assim como o varejo físico precisa de vendedores, o comércio eletrônico também precisa de seus “atendentes”.
5 - Pós-venda
Mesmo após a conclusão da venda, é necessário manter a comunicação e o bom relacionamento para fidelizar o cliente e diferenciar o e-commerce da concorrência.
Afinal, os custos envolvidos para conquistar um novo cliente são muito mais altos do que os investimentos para manter um atual.
Por isso, um pós-venda eficiente é a estratégia ideal para reduzir custos, fidelizar clientes e se destacar no mercado.
Lembre-se de:
- agradecer à preferência;
- prestar atendimento humanizado;
- oferecer brindes;
- proporcionar entrega antecipada;
- enviar avisos de status da entrega.
6 - Logística
Para muitos consumidores a entrega da mercadoria é um dos momentos mais aguardados da compra. Considerando isso, o gestor de e-commerce deve contar com uma logística bem planejada para garantir o envio e a entrega das encomendas dentro do prazo estimado.
Afinal, não existe nada mais desanimador para o cliente do que, na ansiedade de receber seu produto, se deparar com um aviso de que a encomenda não chegará no tempo estipulado.
Além dos prazos, o gestor também deve se preocupar com a qualidade das embalagens. Uma vez que o transporte pode danificar produtos mais frágeis ou até mesmo inutilizá-los.
Ao contar com embalagens resistentes e próprias para uso no e-commerce, o gestor reduz custos com logística reversa e troca de produtos danificados, e demonstra ao consumidor toda a atenção e cuidado da empresa com os detalhes.
Gostou das dicas e quer conferir mais? Então, acesse nosso checklist completo para um e-commerce de sucesso, clicando aqui!
Dica extra: envelopes de segurança de qualidade
Agora que você já conferiu as principais recomendações para ter um e-commerce de sucesso, confira a última dica que separamos.
Como já mencionamos, um processo de entrega bem planejado é fundamental para que as encomendas cheguem aos consumidores em perfeito estado.
Para garantir mais eficiência na entrega e evitar gastos extras com troca de produtos danificados, aposte em envelopes de segurança de qualidade.
A Veloplastic possui diversas opções de envelopes plásticos para e-commerce, lojas virtuais, transportadoras e Correios.
Nossos envelopes são produzidos em polietileno coextrusado, um material resistente e de alta qualidade que protege as mercadorias contra líquidos, umidade, luz solar e demais danos decorrentes do processo de transporte.
Na Veloplastic, você encontra diversas opções de envelopes de segurança para as necessidades do seu e-commerce, como:
- envelopes com plástico bolha;
- envelopes com bolsa canguru;
- envelopes personalizados;
- envelopes padrão Correio;
- envelopes com plástico bolha e bolsa canguru;
E muito mais!
Entre em contato com nossos especialistas e solicite um orçamento! Aproveite as condições especiais que a Veloplastic oferece para pedidos em grande quantidade.
Conteúdos relacionados