Qual é o papel do atendimento consultivo para embalagens no e-commerce?
Voltar

18/10/2022

Aprox. 6 min.

Qual é o papel do atendimento consultivo para embalagens no e-commerce?

Entenda o que é atendimento consultivo e como o serviço auxilia as empresas que buscam embalagens para e-commerce.

Uma das formas mais eficientes de encantar e fidelizar um cliente é atendê-lo com excelência, demonstrando zelo e atenção em todas as etapas de venda. Consequentemente, a satisfação gerada com esse cuidado traz indicações e uma considerável vantagem competitiva.

Parece algo simples descrito em poucas frases, mas exige treinamento contínuo de colaboradores e disposição para ouvir os clientes de forma genuína, com o objetivo de identificar suas reais necessidades e ajudá-los.

Um processo que pode fluir de forma mais prática com o chamado atendimento consultivo, um conceito aplicável nas mais diversas vertentes de vendas, incluindo o fornecimento de embalagens para e-commerce. Vamos entender melhor os benefícios desse serviço oferecido pela Vértice Embalagens? Continue a leitura.

Atendimento consultivo para embalagens no e-commerce

O atendimento consultivo para embalagens no e-commerce tem como principal objetivo entender o que o cliente precisa e encontrar a melhor solução de maneira conjunta. Diante da ampla variedade de tipos de embalagens disponíveis no mercado, esse suporte é um diferencial interessante para estreitar o relacionamento entre lojista e fornecedor.

Até porque, no atendimento consultivo, a venda é uma consequência da consultoria especializada na qual é aplicada a escuta ativa das necessidades do cliente para a criação de soluções customizadas. Mas, será que esse serviço faz mesmo a diferença na fidelização de clientes?

Em pesquisa de mercado realizada pela Vértice Embalagens, 45% dos entrevistados afirmou que o atendimento consultivo é um fator decisivo para a escolha do fornecedor - quesito que já se coloca à frente de questões como prazo de entrega, qualidade de impressão e resistência.

E não é à toa! Além de facilitar a construção de um relacionamento de confiança com o cliente, o atendimento consultivo se destaca em outros aspectos. Confira quais a seguir!

Suporte técnico na escolha de embalagens

Uma situação comum no fornecimento de embalagens é o cliente não ter ideia de qual é a melhor opção para despachar a mercadoria que vende em seu e-commerce. Ao ouvir as dúvidas do cliente e orientá-lo na escolha, a Vértice Embalagens agrega valor à venda e tem a oportunidade de oferecer soluções que impactam na gestão do negócio daquele cliente.

Um exemplo é uma empresa que utiliza caixa de papelão para enviar os produtos, mas precisa forrar o objeto para aumentar a segurança. É uma situação que aumenta o peso e o valor do frete.

Quando esse cliente relata essa situação na Vértice Embalagens, ele ganha a possibilidade de ser orientado no uso de envelopes, que são opções mais compactas e seguras. O resultado não é apenas a conclusão de uma venda, mas sim a conquista de um parceiro que agora entende os benefícios de um atendimento consultivo.

Soluções personalizadas para cada e-commerce

Se no tópico anterior, o envelope de segurança é uma opção viável para uma mudança na logística, em outra empresa essa pode não ser a melhor alternativa. Reconhecer essa necessidade e entender que não há uma “fórmula-padrão” para e-commerce é outra faceta do atendimento consultivo.

Cada caso é analisado de forma personalizada. Afinal, são lojas, produtos e propostas diferentes, com concorrentes e budgets diversos. Portanto, precisam de uma atenção exclusiva para que essas características sejam entendidas desta forma. Um cenário que traz à tona a necessidade de profissionais qualificados na realização desse diagnóstico e qual será a solução mais adequada.

Embalagens são decisivas para experiência do cliente

Parece exagerado afirmar, mas a escolha da embalagem é uma etapa decisiva para o sucesso do seu cliente a longo prazo. Afinal, esse é o “cartão de visitas” da marca quando se trata do e-commerce. A embalagem é a primeira impressão estética, além de ser responsável pela integridade do produto durante o transporte. Então, “errar” não é uma opção para quem deseja se manter competitivo em seu nicho de mercado.

Há ainda a questão da segurança e funcionalidade, dois aspectos importantes para consolidar a marca como uma empresa confiável o bastante para o cliente voltar a comprar. Durante o atendimento consultivo, esses aspectos são levados em conta de acordo com o ponto de vista e expectativa da empresa.

Para tornar essa experiência mais intuitiva, a Vértice Embalagens oferece a possibilidade da empresa fazer uma projeção de como será o envelope personalizado com a sua marca em opções mostradas em tamanho real - uma possibilidade efetivada pelos chamados mockups.

Não há como discordar que, ao visualizar a solução para o seu desejo de forma tão “real”, favorece bastante a escolha e a empresa passa a enxergar o seu fornecedor com mais credibilidade.

Quer saber mais sobre o atendimento consultivo na Vértice Embalagens?

A Vértice Embalagens é uma empresa especializada em envelopes plásticos de segurança para e-commerce e lojas virtuais e produz embalagens duráveis, resistentes e de alta qualidade para acomodar as mais diversas mercadorias.

Os envelopes de segurança da Vértice protegem os produtos contra líquidos, umidade, luz solar e demais danos, que possam ocorrer durante o transporte. Além disso, sua empresa pode personalizar a embalagem com as cores e identidade da marca, prestando um atendimento customizado para atender às necessidades do seu negócio.

Tem dúvidas sobre qual embalagem escolher para o seu produto? Clique aqui e fale com a nossa equipe!