O poder do social commerce e por que devemos observar essa tendência
Voltar

24/08/2022

Aprox. 7 min.

O poder do social commerce e por que devemos observar essa tendência

Conheça mais sobre o social commerce e saiba porque o seu negócio deve investir nessa estratégia.

Segundo um levantamento da Hootsuite em parceria com a WeAreSocial, o Brasil é o terceiro país que mais utiliza as redes sociais no mundo, são 150 milhões de usuários acessando as plataformas diariamente. Neste cenário, estar presente nas redes sociais se tornou uma necessidade para as marcas que desejam fazer parte do social commerce.

Mas se você não sabe o que é social commerce, não se preocupe! Confira o artigo que preparamos e descubra porque esta tendência é tão importante nos negócios.

O mercado atual

O período da pandemia mudou profundamente os hábitos de consumo da sociedade. Em meio às inseguranças e maiores cuidados com a saúde, o e-commerce se tornou o único canal de compras possível para muitas pessoas.

E com a volta à normalidade, o hábito de comprar pela internet se mantém, como aponta a pesquisa Consumo online no Brasil, elaborada pela Edelman.

Segundo o levantamento, 23,5% dos consumidores brasileiros continuarão fazendo compras online diárias mesmo após a crise sanitária.

Neste contexto, as empresas do varejo eletrônico devem aproveitar todo o potencial da internet, principalmente do social commerce, para se conectar com os clientes, construir relacionamentos relevantes, divulgar a marca e aumentar as vendas.

Por dentro do social commerce

O social commerce é uma tendência que vem ganhando força no mercado digital, principalmente pela grande presença dos consumidores em redes sociais como Instagram, TikTok, WhatsApp, Facebook, entre outras.

De maneira resumida, o social commerce é a integração da loja virtual às redes sociais. Ou seja, esta tendência representa uma estratégia de vendas que utiliza as redes sociais para atingir novos clientes, gerar conversões e aumentar as vendas.

E em um cenário de redes sociais cada vez mais populares e relevantes, as grandes plataformas seguem implementando novas ferramentas que facilitem a integração de lojas virtuais e produtos.

No social commerce, as mídias sociais se tornam verdadeiros canais de vendas que atraem consumidores e concentram o processo de compra em um único local.

Mas não é só isso!

O social commerce vai muito além da venda de produtos. Através desta estratégia, as redes sociais se tornam pontos de referência da marca, trazendo diversas informações essenciais, como avaliações dos clientes, qualidade dos produtos, classificação do atendimento ao público, entre outras.

Quando um produto é compartilhado nas redes, a marca aumenta sua visibilidade e se propaga de forma gratuita e espontânea. É como se fosse uma versão digital do marketing boca a boca, representado por curtidas, comentários, interações e cliques.

Um exemplo de sucesso de social commerce é a rede social TikTok. Com um bilhão de usuários ativos mensalmente no mundo, a plataforma incorpora diversas ferramentas para que as empresas possam segmentar seu público e divulgar seus produtos de forma criativa, eficiente e otimizada.

Com grande poder de engajamento, o TikTok é um importante amplificador de tendências. Segundo a empresa, 25% dos usuários buscam por produtos na internet após verem algum conteúdo relacionado postado na plataforma.

Quer saber mais sobre o uso do TikTok para e-commerce, confira o artigo que preparamos sobre o assunto clicando aqui!

Por que o social commerce está ganhando evidência?

Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 75% dos usuários utilizam as redes sociais para pesquisar produtos, já 71% dos consumidores fazem suas compras através das redes sociais.

Estes dados apenas reforçam o que muitos comerciantes já haviam percebido: os clientes estão na internet.

Ainda de acordo com o levantamento, as redes sociais mais usadas para fazer compras são o Instagram, utilizado por 57% dos usuários, o Google Shopping, com 46% de preferência do público, e o Facebook e o WhatsApp empatados em terceiro lugar com 40% de preferência.

Unindo o crescimento do e-commerce e o aumento do tempo que as pessoas passam conectadas, o social commerce transformou as redes sociais em verdadeiras lojas, permitindo tanto a realização de compras através de um clique como também a interação do consumidor com a marca, a criação de listas, o compartilhamento dos produtos, entre outros recursos.

Por que investir no social commerce?

Se você ainda se pergunta se deve investir no social commerce, confira algumas vantagens que essa estratégia pode trazer para o seu negócio:

  • Aumento da receita

A venda através da rede social da marca pode resultar no aumento da receita, já que o processo de compra é facilitado e mais prático, reduzindo as chances de desistência por parte do consumidor.

  • Maior engajamento

Além de aumentar o tráfego e a presença do público na rede social, o social commerce ainda traz mais engajamento para a marca, uma vez que os usuários se conectam com a empresa de forma mais fácil e passam a compartilhar o conteúdo com outras pessoas interessadas.

  • Aumento da competitividade

Considerando que o social commerce já se tornou uma importante tendência no varejo eletrônico, marcas que investem nesta estratégia se mantêm competitivas perante o mercado e se destacam em relação à concorrência.

Gostou de conhecer mais sobre o social commerce? Então que tal turbinar as suas redes sociais e marcar presença onde o seu público está?

Para conferir mais dicas úteis sobre e-commerce, continue acompanhando o blog da Vértice! Por aqui, você confere tudo sobre as novas tendências do mercado.

Clique aqui para acessar o blog e boa leitura!