O potencial do marketing no YouTube para e-commerce
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22/11/2022

Aprox. 6 min.

O potencial do marketing no YouTube para e-commerce

Conheça melhor as formas de anunciar no YouTube e saiba como isso pode ser vantajoso para o seu negócio.

Seja para aprender a fazer uma receita interessante, começar a bordar ou desenhar e até mesmo acessar um tutorial de como trocar um pneu de carro.

É possível aprender tudo isso e muito mais por meio de vídeos no Youtube, com a possibilidade de pausar nos momentos em que existem dúvidas no processo e voltar quando for necessário.

Essa quantidade quase que inimaginável de diferentes conteúdos e a facilidade de acesso atraiu milhares de usuários nos últimos anos.

No seu ano de criação, em 2005, a plataforma alcançou mais de 65 mil novos uploads de vídeos e 100 milhões de visualizações diariamente. O crescimento foi grande e chamou a atenção do Google, que comprou a rede por US$ 1,65 bilhão.

E de lá para cá, depois de quase 20 anos, o Youtube se tornou o segundo maior mecanismo de busca do mundo e também o segundo maior site com número de acessos, perdendo apenas para o Google.

Por dia, estima-se que mais de 4 bilhões de vídeos são visualizados.

A capacidade de alcance do Youtube é tão grande que a plataforma passou a oferecer a possibilidade de anúncios e se tornou parte da estratégia de marketing de muitas empresas.

Saiba mais sobre o potencial do marketing no Youtube para e-commerce.

Vale a pena a leitura!

Como funciona a plataforma de anúncios do YouTube

A plataforma de anúncios do YouTube permite uma série de possibilidades por meio das ferramentas de segmentação, que conseguem alcançar públicos segmentados para o e-commerce de empresas.

O YouTube Ads é parte do Google Ads, por esse motivo é que as campanhas são feitas dentro da plataforma, tanto a segmentação de público quanto a definição de orçamento e o acompanhamento da performance das campanhas.

É possível anunciar das seguintes formas:

  • Anúncio gráfico: esse tipo surge na parte direita do vídeo, em cima das indicações de vídeos similares ao que está sendo exibido;
  • Overlay: esses anúncios são sobrepostos na tela e possuem um aspecto semitransparente, ocupando 20% da tela do vídeo;
  • Anúncios em vídeo puláveis: essa opção permite que o usuário pule o anúncio depois de 5 segundos e podem ser acrescentados tanto durante ou depois do vídeo principal;
  • Anúncios não-puláveis: nesse caso o usuário precisa assistir todo o anúncio antes de começar o vídeo que escolheu assistir;
  • Anúncio bumper: esses anúncios podem durar até 6 segundos e não podem ser pulados;
  • Cartões patrocinados: esse caso mostra anúncios no formato de card que surgem na parte de cima dos vídeos. Esses cards são clicáveis e são utilizados para vídeos de produtos.


Quais os potenciais públicos

Como já mencionamos, a dimensão de acessos no YouTube é muito expressiva e por esse motivo é possível que entre os milhões de acessos esteja incluso um público interessado no e-commerce de muitos produtos e serviços.

Diante disso, é preciso conhecer a forma como a plataforma define os públicos.

Segundo a página de anúncios do próprio Google Ads, são essas formas:

Públicos-alvo do YouTube

  • Listas de usuários do YouTube: crie listas de remarketing dos espectadores com base nas interações deles com seus vídeos, anúncios do YouTube ou canal da plataforma.
  • Listas de Segmentação por lista de clientes: faça upload de um arquivo de dados de clientes importantes para sua empresa e os use com a segmentação por lista de clientes.

Também é possível gerar listas do YouTube e incluir usuários que realizaram uma das seguintes ações:

  • Viram qualquer vídeo de um canal;
  • Visitaram uma página do canal;
  • Viram um vídeo (como um anúncio) em um canal;
  • Gostaram de um vídeo em um canal;
  • Comentaram um vídeo de um canal;
  • Compartilharam um vídeo em um canal;
  • Inscreveram-se em um canal;
  • Adicionaram um vídeo de um canal a uma playlist;
  • Viram determinados vídeos;
  • Viram determinados vídeos como anúncios.

As vantagens e desvantagens em anunciar no YouTube

Quando uma empresa começa a anunciar no YouTube, o alcance de sua comunicação pode aumentar consideravelmente, visto que o site possui cerca de 1,3 bilhões de usuários, número que representa praticamente um terço do total de usuários da internet.

Além disso, a segmentação é abrangente, e configurar itens como tópico, demografia, palavras-chave, canais e categorias são formas de contar com uma maior assertividade.

Mas apesar dessas vantagens, existem alguns pontos que merecem atenção.

Uma das maiores desvantagens de criar anúncios no Youtube é que não é possível selecionar os conteúdos em vídeo que os anúncios serão exibidos antes.

Por isso é importante conhecer a plataforma de anúncios e ponderar se ela é realmente interessante para o seu e-commerce.

Continue acompanhando os artigos em nosso blog para conhecer mais novidades sobre o universo do marketing digital e suas ferramentas!