06/12/2022
Aprox. 8 min.O que é logística de última milha e como ela pode impulsionar o comércio eletrônico
Saiba o que é logística de última milha e quais são as suas principais vantagens para o comércio eletrônico.
Segundo uma pesquisa da Neotrust, empresa de inteligência que monitora o e-commerce nacional, o número de pedidos por meio de e-commerce apresentou um crescimento de 4,3% no segundo trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado. Já o número total de pedidos foi de 89,6 milhões.
Estes dados demonstram o quanto o comércio eletrônico brasileiro está crescendo a cada ano que passa. E, como consequência deste crescimento, cada vez mais empresas de diferentes segmentos estão investindo na entrega dos seus produtos com uma maior flexibilidade e segurança para os clientes.
Com o aumento da procura por vendas online cresce também a responsabilidade da empresa que vende seus produtos.
Esta responsabilidade inclui a jornada de compra do cliente, que precisa ser satisfatória em todas as suas etapas.
O primeiro aspecto desta experiência envolve o aprendizado e a descoberta. Nesta etapa são criados conteúdos informativos sobre determinados temas, mas sem que a empresa apresente logo de primeira os seus produtos.
No estágio seguinte, o chamado reconhecimento do problema, o cliente percebe que há um problema e que a compra de determinado produto vai resolver essa questão.
Na etapa de consideração da solução o consumidor já está em busca de recomendações, características de produtos e é claro, pesquisando a média de preços no mercado.
A última etapa é a de decisão de compra. Aqui é muito importante que a marca invista em páginas otimizadas, com boas fotos dos produtos e descrições completas deles, para que o cliente não enfrente problemas ao decidir comprar no e-commerce.
Já o processo que gera mais expectativa nos consumidores, que vem depois da decisão de compra, é o de recebimento do produto em casa, conhecido também como a última milha.
Dentro do processo de logística, é ele que demanda mais cuidado e atenção, e é sobre esse assunto que vamos falar neste artigo. Continue a leitura!
Logística de última milha: entenda o que é
A logística de última milha é a etapa final de entrega do centro de distribuição ou armazenamento do e-commerce ao consumidor final.
São várias as etapas envolvidas na entrega de um produto para o cliente, mas a última milha é a mais facilmente percebida, pois é a etapa final de todo o processo.
Neste momento, o cliente ficará ou não satisfeito com a entrega.
Além de se relacionar diretamente com a satisfação, estima-se que cerca de 30% do custo total de uma entrega é aplicado no último trecho anterior ao recebimento do produto em casa.
Qual a importância da logística de última milha?
Uma entrega bem sucedida não depende apenas da logística de última milha.
Todo o processo de venda precisa ser positivo, com as ordens de serviço bem organizadas e um centro de distribuição sistematizado.
Nesse sentido, aprimorar a logística de última milha proporciona uma melhora no acompanhamento das entregas e o acesso a regiões mais distantes das cidades maiores.
Disponibilizar um código de rastreamento, por exemplo, transmite segurança ao consumidor, que pode acompanhar o percurso da sua compra em tempo real.
Tecnologias aplicadas no processo de logística de última milha
A tecnologia do ramo de rastreamento e entregas evoluiu nos últimos anos, permitindo que os produtos sejam entregues mais rapidamente e sem avarias.
Os softwares de otimização de rotas, por exemplo, utilizam algoritmos e análise de dados para criar rotas mais eficientes para os veículos de entrega.
Alguns aplicativos também permitem uma melhor experiência do cliente, assim como o código de rastreio que já mencionamos.
Para além desta facilidade, um aplicativo pode possibilitar que o cliente crie feedbacks da sua experiência, informações que podem ser utilizadas para melhorar processos do e-commerce.
Vantagens da logística de última milha
Depois de entender o que é a logística de última milha e a sua importância, conheça algumas vantagens da sua otimização:
- Redução de custos
As ferramentas aplicadas durante a logística de última milha não garantem somente o acompanhamento da entrega para o cliente. Esta possibilidade de acompanhar a mercadoria diminui o número de ocorrências, o que reduz os custos desta etapa da entrega.
- Garante a satisfação do cliente
Quando o processo de acompanhamento da entrega é transparente e eficaz, o cliente fica mais tranquilo com as previsões que o código de rastreio disponibiliza. Esta tranquilidade irá se refletir na fidelização do cliente.
- Otimização do prazo de entrega
Quanto mais rapidez no processo de entrega de e-commerce, melhor será a experiência final do cliente. Um bom planejamento da logística de última milha cria alternativas que aceleram o tempo de entrega sem que isso afete a integridade do produto.
- Melhor gestão de estoque
Com o detalhamento de onde os produtos estão localizados no processo final da entrega, fica mais simples evitar escassez ou excesso de produtos no estoque.
- Contribui para o meio ambiente
A logística de última milha contribui para o meio ambiente, pois otimiza o processo de entrega.
Dessa maneira, a quantidade de combustível usado no transporte é menor, o que auxilia as empresas a minimizar o desperdício e reduzir a emissão de carbono para a natureza.
- Vantagem competitiva
Atualmente, a competitividade entre e-commerces é grande, e uma logística de última milha estruturada oferece às empresas uma vantagem competitiva, pois garante a entrega com rapidez e eficiência.
Gostou do artigo de hoje?
Continue acompanhando as novidades no blog da Vértice Embalagens para se manter atualizado sobre tendências do universo do e-commerce e outros assuntos de seu interesse!
Conteúdos relacionados