Tendências de consumo no varejo
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24/01/2023

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Tendências de consumo no varejo

Saiba quais são as principais tendências relacionadas ao consumo no varejo.

No momento em que ouvimos a palavra tendência, uma das primeiras associações criadas, de maneira geral, é relacionada à moda.

Especialmente as tendências de moda que estão voltando ou que estão em alta no momento, por exemplo. Mas, as tendências de decoração também são bastante popularizadas em diferentes canais de comunicação.

Mas as tendências não param na moda e na decoração. Existem outras diversas áreas que são orientadas ou que seguem tendências.

Continue a leitura deste texto para entender melhor sobre outras tendências que influenciam o consumo e o varejo.

Omnichannel

Há alguns anos, quando alguém precisava comprar algum tipo de produto ou contratar um serviço, era comum que a pessoa se dirigisse até as lojas de seu interesse ou buscasse os contatos em listas telefônicas.

Anos depois e com o avanço da tecnologia no dia a dia, esse costume se difere muito da maneira na qual os consumidores procuram por aquilo que precisam.

O Google, as redes sociais e outros sites são consultados e, rapidamente, centenas de opções são encontradas com facilidade.

Sabendo disso, as empresas investem em oferecer ao consumidor uma experiência integrada por meio do omnichannel, que possibilita ao usuário uma experiência integrada em canais diferentes, como lojas físicas, e-commerce, mídias sociais, WhatsApp e também e-mail.

Preocupação com a sustentabilidade

As discussões sobre a preservação do meio ambiente e sustentabilidade estão cada vez mais presentes no DNA das marcas.

Como esses temas estão sendo priorizados por toda a sociedade, diversas empresas buscam alternativas que diminuam a poluição ou o uso de materiais que demoram centenas de anos para se decompor, por exemplo.

O estudo chamado "Sustainability: A Growth Story" (Sustentabilidade: uma história de crescimento, em tradução livre), feito pela Nielsen, demonstrou que 67% dos consumidores entrevistados pagariam preços mais altos por produtos sustentáveis.

Otimismo

Depois de anos marcados pela pandemia de Covid-19 e todas as suas consequências para o mundo, a sensação agora é de recomeço.

Junto dela vem o otimismo em relação ao futuro e como determinados produtos ou serviços podem estimular essas sensações.

Com a priorização da sustentabilidade, as empresas estão reforçando o otimismo e o quanto ele pode influenciar de forma positiva na vida dos consumidores.

Quick commerce

O quick commerce, também conhecido como comércio rápido, é uma tendência cada dia mais presente no e-commerce.

As empresas que investem no serviço focam na agilidade, o que faz com que os clientes recebam seus produtos mais rapidamente.

Algumas modalidades de entrega mais rápidas podem custar mais e são uma alternativa para os clientes com urgência, que precisam que seu produto seja entregue o quanto antes.

Personalização

A personalização de produtos também está em alta e é uma forma assertiva para garantir fidelização dos clientes.

As embalagens personalizadas são exemplos desse investimento em personalização.

Além de se diferenciarem dos concorrentes, a personalização de embalagens é um ótimo caminho para potencializar a eficiência logística e reduzir os custos com entregas.

A criação de embalagens mais compactas, leves e de qualidade, resulta na redução de custos com o transporte e também com a organização do estoque.

Varejo sem atrito

Quando um possível consumidor está realizando pesquisas sobre algum produto, a existência de muitas etapas na compra, informações desnecessárias de cadastro e a dificuldade para encontrar informações importantes pode prejudicar a jornada de compra.

Pensando em evitar essas situações, as marcas estão investindo em varejo sem atrito.

O termo, que também é conhecido como frictionless retail, tem como objetivo disponibilizar uma jornada sem obstáculos para os consumidores, que aumentam as chances de efetivação da compra.

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